Ressecamento Labial: Quais as principais causas

Tempo de Leitura: 3 minutos

O ressecamento labial é algo muito incômodo para a maioria das pessoas. Por conta disso, podem ocorrer diversas feridas na boca. 

 

Quem nunca após uma mudança climática percebeu os lábios secos? Isso é bem comum principalmente no frio, mas podem estar relacionados com outros fatores também.

 

Suas causas podem ser muitas, e iremos falar mais sobre isso a frente, sobre os riscos e as melhores formas de tratamento para esse problema. Caso queira entender melhor sobre o assunto, continue a leitura para maiores informações. 

O que é ressecamento labial?

O ressecamento labial, também conhecido por boca seca, é quando essa região fica sem hidratação e com a falta de umidade. 

Isso, certamente, leva ao seu ressecamento, podendo gerar um desconforto, principalmente para falar, já que a boca seca pode levar diretamente a halitose. 

O ressecamento da boca pode acontecer com todas as pessoas e as suas causas são inúmeras. 

Porém, caso seja um ressecamento contínuo, é preciso procurar um profissional para avaliar a situação e indicar um tratamento específico. 

Caso o indivíduo possua aparelhos ortodônticos, é preciso arrumar alternativas em conjunto com o ortodontista para evitar machucados causados pelo aparelho, que certamente podem ressecar a boca. Uma boa opção para esse quesito são os alinhadores invisíveis.

Quais são as causas do ressecamento labial?

Os lábios fazem parte da pele. Dentro dessa parte, são apresentadas as glândulas sebáceas que têm a função de umidificar e lubrificar o derme. 

A boca, por sua vez, possui menos glândulas do que a pele no geral, fazendo com que os lábios tenham menos lubrificação. 

Por essa área ser mais ressecada que o restante da derme, ela tende a causar ainda mais ressecamento devido alguns fatores, como: 

  • Tempo frio;
  • Clima seco;
  • Desidratação;
  • Passar a língua nos lábios exageradamente;
  • Respiração pela boca.

Com a mudança climática, o sistema imunológico tende a ficar mais fraco, causando gripes e resfriados. Além disso, o tempo frio e o clima seco levam ao ressecamento da boca.

Algo comum para que haja esse problema é a falta de hidratação, em que o indivíduo acaba sendo prejudicado como um todo. 

Então, é importante estar se hidratando com pelo menos dois litros de água diariamente, dessa forma, será possível que a boca fique seca. 

Um hábito que muitos indivíduos têm é passar a língua nos lábios de forma exagerada, fazendo com que a boca seque, podendo causar feridas e outros machucados. 

A saliva é ácida e ao passar a língua entre os lábios, leva a sua desidratação, machucando e levando a ardência do local. 

Ao usar as facetas de porcelana, é preciso tomar um cuidado recomendado pelo profissional. 

Além disso, deve-se manter hidratado para evitar doenças bucais, pois a falta de salivação potencializa o aparecimento delas. 

A respiração pela boca também leva para essa condição. Por isso, pessoas que possuem problemas nas vias respiratórias, como sinusite, rinite, asma e bronquite devem estar sempre em tratamento, para evitar além das adversidades, o ressecamento labial. 

Quais são os riscos do ressecamento labial?

O ressecamento labial pode levar ao aparecimento de feridas e machucados devido a pele da boca ser mais frágil. 

 

Indivíduos que possuem tratamentos ortodônticos, como o aparelho dental de porcelana, por sua vez acabam tendo um ressecamento labial comum, por isso manter-se hidratado evita feridas na cavidade bucal e lábios. 

Quais são as formas de tratamento do ressecamento labial?

Caso o ressecamento labial seja devido aos fatores citados acima, o tratamento tende a ser simples e rápido, como por exemplo:

 

  • Mantendo uma hidratação dos lábios;
  • Beber bastante água durante o dia;
  • Evitar hábitos prejudiciais; 

 

Geralmente, para que os lábios mantenham-se hidratados, é preciso usar protetores labiais que tenham proteção contra o sol, para evitar o ressecamento deles. 

 

Caso o indivíduo já tenha esse problema, o tratamento necessário é fazer o uso desses produtos, podendo também ser a manteiga de cacau ou de karitê. 

 

Um dos melhores tratamentos para a hidratação dos lábios e do corpo no geral é beber uma quantidade de água adequada, melhorando a qualidade da pele, lábios e de outros órgãos do corpo como o rim. 

 

Ao possuir um aparelho invisível ou outros alinhadores ortodônticos, a hidratação é ainda mais importante. Pois a boca hidratada também ajuda a evitar doenças bucais potencializadas pela xerostomia. 

 

Caso essa falta de salivação seja causada por algum outro problema de saúde, é imprescindível consultar um médico para que ele investigue para descobrir a causa e fazer um tratamento adequado. 

 

Ao usar o aparelho de porcelana ou outros, é preciso estar consultando o dentista regularmente, e consumir líquidos para manter a boca hidratada.

 

Agora que você sabe as causas do ressecamento dos lábios, não deixe de hidratá-los consumindo água e outros alimentos líquidos, passando hidratante labial, e mantendo as consultas periódicas no dentista e dermatologista. 

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário