Fogos de artifício são as atrações das festas de fim de ano, com luzes e cores vibrantes eles colorem o céu e encantam os espectadores.
Porém, há muitas pessoas que sofrem com as queimas de fogos de artifício todos os anos, assim como os animais e os pets.
Os estrondos causados pelos fogos são extremamente prejudiciais à saúde podendo causar até mesmo perda da audição.
Muitos acidentes acontecem nessas épocas do ano em que a queima de fogos é atração, como queimaduras, perda de membros, perda de visão, etc.
Neste momento, iremos falar das causas que a fumaça gerada pela queima dos fogos de artifício causam.
No momento de uma pandemia que afeta diretamente o sistema respiratório, a fumaça dos fogos é muito prejudicial para os pacientes.
O que é a fumaça dos fogos de artifício?
A queima dos fogos de artifício nada mais é do que uma reação química que ocorre dentro do fogos, sendo duas explosões.
A primeira explosão é a que leva os fogos até o céu e a segunda é a que “solta” as cores que vemos durante a queima.
Essa primeira explosão responsável por lançar os fogos para cima chama-se propelente e nela é utilizado compostos extremamente tóxicos.
Para causar a explosão, usa-se a chamada pólvora negra que é composta por Nitrato de Potássio, enxofre e carvão, os três sendo extremamente prejudiciais.
Estes elementos químicos são prejudiciais tanto aos seres vivos quanto ao meio ambiente, pois uma vez lançados na atmosfera a atingem diretamente.
Agravando o aquecimento global, prejudicando a respiração humana e animal, poluindo o ar, espalhando a fumaça pelo vento, os males são enormes.
Pacientes de Covid
Pacientes de covid e pessoas com problemas respiratórios e alérgicos sofrem diretamente com a fumaça produzida pelos fogos de artifício.
Por serem lançados na atmosfera gases extremamente tóxicos e que não deveriam ser inalados em tal quantidade, quem já sofre com problemas respiratórios acaba sofrendo bem mais.
Os gases lançados pela queima dos fogos afetam diretamente os canais respiratórios e ao chegar nos brônquios e no pulmão, causam altas irritações.
Também afetam olhos, pele, boca, ficando avermelhados, ardendo e tendo irritações nas áreas.
A incidência desses gases agravam as crises alérgicas, bronquites e asma, além de piorar de modo preocupante os quadros de pacientes com covid-19.
Prevenção
Recomenda-se, para quem tem problemas respiratórios e crise alérgica, não assistir de perto a queima de fogos ou até mesmo esperar ela acabar para ter sua comemoração.
Essa instrução também vale para os pacientes que estão se recuperando das sequelas da covid, já que o sistema respiratório está muito debilitado.
Aos pacientes de covid, cabe aos profissionais ficarem atentos aos casos e preparados para os possíveis contratempos.
Aos responsáveis pelas fogueteiras é de extrema importância que façam as queimas em locais abertos e amplos de modo a deixar o mais longe possível das pessoas.
Também cabe ressaltar a importância de fazê-las de modo seguro e por pessoas especializadas nesses artefatos.
Veja também
Já que o assunto é saúde, veja nosso artigo sobre hábitos saudáveis para o se dia a dia.