Pulpite: Como tratar essa inflamação?

dores
Tempo de Leitura: 3 minutos

Uma das dores que é mais comum,da qual incomoda bastante as pessoas é a dor de dente. Em muitos casos, pode ser decorrente de alguma doença, como a pulpite, um problema  não muito comentado, mas que afeta diversas pessoas, principalmente aquelas que não realizam um bom cuidado bucal.

É sempre bom ressaltar a importância de uma boa higienização bucal, já que previne diversas complicações, que podem vir a causar problemas mais sérios no futuro, caso não sejam resolvidos nos primeiros estágios.

Por isso, se você se deparar com algum problema bucal, vá a um dentista endodontia para procurar um tratamento adequado.

Vale lembrar que a escovação deve estar presente na vida de todos, desde quando pequenos, já que é nessa fase da vida que os hábitos começam a ser criados. 

A escovação deve ser realizada pelo menos três vezes ao dia, com foco antes de dormir, que é onde a salivação fica mais precária. Leve seu filho ao dentista infantil para consultas recorrentes.

O que é pulpite e como é causada?

Muitas vezes que você sente dor no dente, acaba pensando que pode ser momentâneo e acaba não realizando uma consulta ao dentista para ver o que realmente é.

Essa forma de agir está completamente errada, já que pode se tratar de um problema que pode vir a ser mais complicado, como é o caso da pulpite.

Deve-se comentar que é relevante sempre tentar entender as dores nos dentes no primeiro sinal, mesmo que seja somente uma cárie.

Uma cárie mal tratada pode gerar problemas mais sérios, sendo necessário muitas vezes ir a um dentista que faz tratamento de canal.

Falando mais da pulpite, essa é uma doença inflamatória, que atinge a polpa dentária, sendo essa uma estrutura mais interna do dente, constituída de diversos vasos e nervos, que são responsáveis pela vitalidade dos dentes.

Ou seja, quando danificados, causam dores intensas, principalmente quando ocorre algum estímulo.

Quando você ingere alguma coisa em temperaturas muito extremas, seja muito quente ou gelado demais, e sente um grande desconforto, é muito provável que seus dentes estejam hipersensíveis e sua polpa dentária afetada de alguma forma, já que os nervos são os responsáveis por essa sensação de desconforto.

Vale lembrar que se esse tipo de doença não for tratado, pode até mesmo haver a perda do dente, fazendo-se necessário procurar por um dentista implantes, para repor o dente perdido.

A pulpite pode ocorrer por diversos fatores, mas os principais são aqueles que causaram algum trauma no dente, como a presença de cáries dentárias, pancadas na boca, ou qualquer outro tipo de acidente que tenha comprometido a estrutura dentária.

O tratamento deve ser feito o quanto antes, para evitar que haja um abscesso dentário.

Os principais sintomas da pulpite, são:

  • Sensibilidade nos dentes;
  • Dente inchado;
  • Dor nos dentes;
  • Dores de cabeça.

Por isso, se você sentir qualquer um desses sintomas, não demore a realizar uma consulta a um profissional odontológico, para que ele possa te instruir da melhor forma.

Como prevenir ou tratar essa doença

Agora que ficou mais claro do que se trata a pulpite, é fundamental você entender qual a melhor forma de tratamento, bem como prevenir que esse e outros tipos de problema, como a gengivite, por exemplo, aconteçam.

Caso haja alguma complicação, visite um dentista que cuida da gengiva.

A melhor forma de prevenir que esse tipo de problema aconteça, é através da higienização bucal. Dessa maneira, você pode evitar cáries e outros problemas que danificam a estrutura dentária.

Porém, em casos como pancadas, ou qualquer outro tipo de trauma que pode ocorrer em seu dente, o tratamento a ser realizado costuma ser uma restauração dentária, ou até mesmo a remoção da polpa, através de um tratamento de canal.

Em alguns casos mais severos, a indicação de um antibiótico pode ser realizada, mas tudo depende da gravidade e de como o dentista

responsável entende que seja a melhor forma de tratar esse problema.

Vale ressaltar que há dois tipos de pulpite: a reversível e a irreversível. No primeiro caso, o tratamento pode ser feito mediante a remoção da cárie, ou restauração dentária, como citado anteriormente.

No caso da irreversível, a polpa dentária deve ser completamente removida e substituída por uma obturação no canal.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

 

Deixe um comentário