Saiba tudo sobre a língua geográfica

saúde ebucal
Tempo de Leitura: 3 minutos

Saiba tudo sobre a língua geográfica

A língua geográfica atinge cerca de 3% da população, e é um problema bucal não contagioso, porém tem alguns casos que podem causar um desconforto ao indivíduo.

 

Muitas pessoas que percebem uma alteração na língua, podem se sentir desesperadas e recorrem a um dentista de emergência. Entretanto, essa condição não é grave, podendo desaparecer em pouco tempo. 

 

Caso queira entender o que é a língua geográfica, quais seus sintomas e causas, continue essa leitura e obtenha todas as informações necessárias.

O que é língua geográfica?

A língua geográfica (Eritema migratório) também é conhecida pelo nome de Glossite migratória benigna e tem o nome popular devido suas lesões se parecerem a mapas geográficos.

 

Esse distúrbio é considerado benigno, sem riscos maiores à saúde. Porém, eles podem afetar grande parte da autoestima do indivíduo, devido às lesões serem avermelhadas, e aumentarem o seu tamanho com saliência.

Quais são os sintomas da língua geográfica?

Quando se é notada a língua geográfica, alguns sintomas ficam em evidência, sendo eles: 

 

  • Manchas vermelhas que podem ser lisas e irregulares na língua;
  • Bordas brancas e claros linguais;
  • Ausência das papilas onde está afetado; 
  • Dor, desconforto ao comer alimentos ácidos.

 

Esses sintomas citados acima geralmente são os mais comuns nos casos de língua geográfica. Porém, em casos mais raros, essas manchas podem ocorrem em locais, como mucosas, lábios e até mesmo no palato.

 

Os sintomas podem durar por dias, semanas e dependendo do caso até anos, e costumam desaparecer sozinha. Em alguns casos, é necessário um tratamento para amenizar os sintomas desconfortáveis.

 

Quando o paciente possui lente dentária, é preciso tomar mais cuidados com a higiene bucal, para que o desconforto seja menor, devido ao problema da língua geográfica. 

Quais são as causas da língua geográfica?

As causas da língua geográfica podem estar relacionadas a vários fatores, sendo mais comum o histórico familiar do problema, ou seja, pode ser algo genético. 

 

Entretanto, em alguns casos, esse problema pode estar relacionado a outros fatores como doenças respiratórias, como asma e rinite alérgica. A psoríase e a diabetes também são bem comuns nessas ocasiões. 

 

Uma pergunta que muitos fazem é se a língua geográfica pode ser transmissível, porém a resposta é não, já que são causadas por condições de saúde não contagiosas como a genética ou devido a doenças sistêmicas.  

Existem fatores de risco ao ser contaminado com a língua geográfica?

Os fatores de riscos para que ocorra a língua geográfica ou glossite migratória podem influenciar quando a pessoa apresenta sulcos profundos e aparência lingual enrugada. 

 

Outro fator que pode ocasionar o problema é a deficiência de vitaminas no corpo como a ausência da B. 

 

Quando os sintomas das lesões passam para outras partes da mucosa bucal, como áreas gengivais, é imprescindível consultar uma clínica especializada em periodontia

Quais os tratamentos para língua geográfica?

Geralmente, a língua geográfica não necessita de um tratamento específico. Porém, se um indivíduo sentir algum incômodo ao se alimentar com comidas ácidas ou apimentadas, pode sentir um desconforto. 

 

Nesse caso, é necessário o uso de analgésicos e enxaguantes bucais para diminuir a dor. 

 

A língua geográfica pode desaparecer sozinha, não causando incômodo para o indivíduo em algumas ocasiões. 

 

Entretanto, ao perceber os sintomas é imprescindível consultar um dentista para avaliar casos e descartar possibilidades de outras doenças. 

 

O dentista pode usar analgésicos e anti- inflamatórios para aliviar as dores em momentos de crises, isso quando é consumido alimentos condimentados. 

 

É importante evitar esses alimentos quando se há a língua geográfica, evitando os possíveis incômodos. 

 

Em casos de pessoas que possuem um implante odontológico, é preciso tomar ainda mais cuidado, para acelerar a cicatrização do processo e evitar complicações. 

 

Há possibilidades de inúmeras recomendações, como anestésico para aliviar a dor, ou até mesmo suplementação vitamínica, na ocasião do indivíduo sentir falta delas no organismo.

 

Para tratar e evitar os sintomas ruins que incomodam, é necessário evitar os alimentos que possuam um alto teor de pimenta, acidez, entre outros que tenham uma alta quantidade de sal, o que causa ainda mais dor para o indivíduo.

 

A aparência da língua geográfica pode incomodar e afetar a autoestima do paciente. Por isso, é importante passar pelo odonto estética para avaliar a situação e arrumar maneiras de desaparecer essas falhas na língua. 

 

No geral, caso possua esses sintomas, procure ajuda de um odontologista para avaliar a situação e dar um diagnóstico preciso, evitando qualquer tipo de desconforto.

Para estar por dentro de outros conhecimentos como este, não só de saúde, mas também gerais, o blog Marco Zero pode ser seu maior companheiro!

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário