Entre os esportes mais populares e praticados, a corrida, sem dúvida, ocupa um papel de primeira linha. É um treino que traz inúmeros benefícios para o corpo mas muitas vezes, como acontece em todos os esportes, também tem algumas contas a pagar. Nesse artigo iremos aprofundar na questão dos problemas do corredor, analisando as causas e o tratamento das dores na virilha na corrida.
O que é dor na virilha
A pubalgia é uma inflamação músculo-tendínea que afeta os pontos de inserção no osso púbico de vários músculos: adutor, pectíneo, piramidal, retos abdominais, oblíquos abdominais e transversos do abdome. A síndrome de pubalgia afeta não apenas atletas profissionais, mas também corredores amadores.
A virilha do corredor
É uma síndrome que pode afetar tanto a sínfise púbica quanto as inserções músculo-tendíneas dos adutores e abdominais. Os sintomas se manifestam por dor intensa na virilha e púbis e com impotência funcional. É possível sentir dor já na fase inicial do aquecimento, sensação que depois tende a diminuir, mas não a desaparecer, acompanhando o atleta durante toda a duração do treino.
Causas e remédios
As causas que dão origem à dor na virilha na corrida variam de corredor para corredor. Geralmente a dor pode ser causada por uma mudança repentina e abrupta de direção ou empurrão durante o treino de corrida. Estas são as principais causas desencadeantes:
- Sobrecargas excessivas;
- Desequilíbrios musculares e tendinosos;
- Treino sem aquecimento e alta intensidade;
- Fadiga muscular e articular;
- sapatos femininos inadequados;
- Lesões anteriores e não completamente curadas;
- Microtraumas;
- Sobrepeso.
Além dos problemas funcionais, como os relacionados à anatomia do corredor, também existem fatores técnicos que contribuem para gerar a virilha de corrida:
- Terreno inadequado para o exercício;
- Má postura e marcha de velocista;
- Técnicas de corrida incorretas.
Quanto ao tratamento da dor na virilha, é aconselhável:
- Parar os treinos;
- Descanso;
- Se a dor for aguda e persistente, tome analgésicos ou anti-inflamatórios;
- Agende um exame médico e depois consulte também um fisioterapeuta-osteopata;
- Realize exercícios de alongamento para os músculos adutores, pois, se não estiverem muito elásticos e contraídos, ficam mais expostos a esse tipo de desconforto.
Outras precauções valiosas para evitar o problema da virilha de corrida são
- Realizar alongamento dinâmico;
- Faça um treino gradual;
- Corrida alternada com sessões de fortalecimento muscular, abdominal e isquiotibiais;
- Não ao overtraining;
- Sim ao treino intervalado.