Saburra lingual: entenda as causas e tratamentos

língua
Tempo de Leitura: 3 minutos

Você já ouviu falar em saburra lingual? Essa é uma patologia bucal que também pode ser chamada de  língua branca ou língua saburrosa, e é muito comum de ser desenvolvida, principalmente em pacientes que não possuem o hábito de escovar a língua ao fazer a higienização bucal. 

 

Em suma, esse é um dos sinais que o corpo provoca para mostrar que algo não está como deveria estar e se tratando de higiene bucal, ela só está completa quando todos os tecidos da boca recebem a limpeza, ou seja, a língua, dentes e gengiva. 

 

Vale lembrar que a falta de higiene em qualquer um desses tecidos pode provocar patologias bucais mais sérias que podem levar até mesmo a extração dos dentes ou queda, questão que fará com que o paciente precise de uma prótese fixa.

 

Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a saburra lingual e entenda suas causas, sintomas e até mesmo tratamento para que a sua saúde bucal possa estar cada vez mais completa com a manutenção de todos os tecidos, não somente dos dentes. 

O que é saburra lingual?

Para começo de conversa, é preciso entender o que é saburra lingual. Pois bem, esse problema bucal nada mais é do que um sintoma de que a língua contém muita sujeira e restos de alimentos. 

 

Ou seja, devido a esse acúmulo de alimentos entre as papilas gustativas, começa a se formar uma camada por cima da língua com cor esbranquiçada que pode causar alguns efeitos, entre eles a halitose, que nada mais é do que mau odor na boca. 

 

Além da halitose, um paciente que desenvolve saburra lingual também pode apresentar mudança no paladar, uma vez que ao invés de sentir o gosto natural dos alimentos, ele pode permanecer com a sensação de gosto ruim na boca.

 

Isso acontece porque a camada de sujeira acaba cobrindo as papilas gustativas, que são as responsáveis por fazer com que possamos sentir o sabor das coisas. 

Quais são as principais causas?

Assim como os dentes escurecem naturalmente e é preciso realizar um clareamento dental, a saburra lingual é um processo também considerado natural e pode ser causada devido a diminuição da produção de saliva e do acúmulo e microrganismos na língua, resto de alimentos e restos celulares, não possuindo, por isso, causa específica. 

 

Entretanto, mesmo assim, é possível listar alguns fatores que podem favorecer a formação da saburra, como por exemplo:

 

  • Higienização incorreta dos dentes e da língua;
  • Fatores psicológicos, como estresse e depressão;
  • Jejum prolongado;
  • Dieta rica em alimentos pastosos;
  • Papilas gustativas elevadas;
  • Presença de fissuras na língua, permitindo que os microrganismos não sejam removidos facilmente da língua.

 

Além de todas as ocasiões listadas acima, é possível que a língua saburrosa seja um sinal ou sintoma de algumas doenças, como por exemplo a diabetes, alterações no estômago ou problemas no fígado.

 

Justamente por sua característica de sintoma, é extremamente importante ir ao médico caso existam outros sintomas além da saburra, ou visitar um dentista para avaliação de sua saúde bucal, podendo esclarecer tratamentos, como por exemplo entender sobre clareamento dental preço.

Como tratar a saburra lingual?

Assim como qualquer problema bucal, antes de ter um tratamento propriamente dito, é necessário a consulta a um especialista dentista para que o mesmo possa avaliar as peculiaridades de cada caso e assim definir o melhor tratamento. 

 

Entretanto, como esse é um problema bucal comum, é possível listar e expor alguns dos principais tratamentos adotados em casos do surgimento da saburra lingual, assim como, falar sobre facetas de porcelana antes e depois na maioria dos casos para que o paciente possa ter uma noção de como é feito o procedimento. 

 

Portanto, seja qual for a causa subjacente da língua saburrosa, há algumas medidas eficazes que você pode tomar para ajudar a preveni-la ou tratá-la. 

Isso porque, muitas vezes esse problema bucal pode se resolver espontaneamente bastando reforçar os cuidados com a higiene bucal e adotando a escovação da língua, por exemplo.

 

Portanto, uma vez com a saburra lingual, o tratamento mais comum é justamente a raspagem da língua e limpeza adequada.

 

Depois que toda a camada branca consegue ser removida, para manter a manutenção do tratamento basta escovar a língua e realizar bochechos, por exemplo. 

 

Dessa forma, é possível prevenir não só a saburra lingual, como também as demais patologias bucais que podem causar a queda dos dentes, de modo que o paciente não precisará se preocupar com preços de implantes dentários, uma vez que terá um belo sorriso para toda a vida. 

 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Deixe um comentário