Saiba as Vantagens do Plano de Saúde Com Coparticipação

Tempo de Leitura: 2 minutos

A contratação de um plano de saúde com coparticipação anda chamando bastante atenção visto os valores mais baixos, levando a uma economia mensal. Porém, você sabe se essa modalidade está de acordo com o seu perfil?

Se você ainda não tem certeza de como funciona este plano, este artigo é para você! Separamos aqui todas as informações que você precisa saber.

Vantagens da coparticipação

Uma das principais vantagens do plano de saúde com coparticipação são as mensalidades com valores mais baixos, porém, para que este benefício seja concedido é necessário algumas mudanças no processo que já estamos acostumados em relação à convênios médicos.

Neste caso, é necessário que além da mensalidade o usuário deve pagar um determinado valor por consultas, procedimentos e exames.

Este estilo de contratação atrai e atende a diversos perfis, como pequenas empresas e microempreendedores, visto que buscam por valores mais acessíveis.

Diferenças entre um plano comum e o de coparticipação

Tanto o plano de saúde regular como o de coparticipação possuem o mesmo tipo de cobertura, além de uma taxa mensal. Porém, a diferença pode ser encontrada no momento em que o paciente for realizar uma consulta ou exame.

Acontece que no caso de planos por coparticipação é necessário que o usuário arque com uma taxa referente ao procedimento que deseja realizar, seja uma consulta, um exame ou até mesmo uma internação.

A existência dessas taxas, na maioria dos casos, fazem com que comparado a modalidade regular, este tipo de plano fique mais barato ao final do mês.

Valores da Coparticipação

O excedente cobrado por cada procedimento varia de acordo com cada operadora. Mas no geral, existem dois tipos de cobrança: valor fixo ou uma porcentagem estipulada pelo próprio convênio, porém, uma coisa é certa, o valor cobrado para o consumidor nunca será integral.

A média de valores é que uma consulta custe em média R$ 25,00 ou 25% do previsto na tabela do plano escolhido.

Cobrança nos planos com coparticipação

Consultas

A porcentagem do valor referente a consulta é cobrada, porém, se o paciente tiver um retorno dentro de 30 dias não precisa pagar a taxa novamente.

Exames simples

Neste caso o valor é cobrado por exame, isso significa que caso seja solicitado um hemograma, que integra colesterol, glicose e outros, o paciente deverá pagar por cada um deles.

Exames especializados

Para esses tipos de exame o valor será referente ao estipulado pelo plano para cada procedimento.

Internações

Para internações o processo de cobrança é parecido com o anterior, o consumidor deverá pagar o valor estipulado para este tipo de serviço, porém é um preço único independente da quantidade de dias que o paciente ficar no hospital.

Deixe um comentário